aprenda.com.br

COMO ATINGIR O MEU PÚBLICO.

Publicado em: 24 de novembro de 2020 às 10:10 Valter Rito

As redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgação de produtos e serviços, principalmente quando nos referimos a B2C (business-to-consumer), ou seja, negócios para consumidor. Simplesmente pelo fato de que: se meus consumidores estão nas redes sociais, então é para lá que devo ir.

Dentre elas temos algumas redes sociais que se destacam pela quantidade de pessoas, ou pela forma inovadora de produzir conteúdo e que temos que ficar antenados para saber como se posicionar em cada canal para atingir nosso público com a linguagem e a metodologia correta.

Mas então como atingir meu público nestas redes sociais? Como diferenciar o conteúdo certo e que estes conteúdos se tornem interessantes? Uma das maiores grandes dificuldades de produtores de conteúdo hoje em dia é acertar os conteúdos certos para seu público, afinal, é muito complexo ficar postando e ninguém comentar ou interagir. No início isso acontece com todos, mas isso não pode se tornar permanente, certo? Então vamos lá para algumas dicas de como corrigir isso.

Porém, antes mesmo de começar a pensar em qual conteúdo produzir e em qual rede social, devemos pensar primeiro em responder duas perguntas:

1 – qual meu objetivo nas redes sociais?

2 – quem é/são de fato minha persona?

Estas duas perguntas devem ser o norte de sua produção de conteúdo, para que você possa entender o ponto de partida de sua produção.

O seu objetivo é o seu propósito, ou seja, entenda que as redes sociais não são local para vender diretamente. Você vende sim, claro, mas por consequência, não de forma direta. Primeiro é preciso estes 3 fatores: ganhar visibilidade, tornar-se autoridade para depois vender, este é o processo de vendas nas redes sociais. Então quando você se propõe a usar as redes sociais você deve entender seu propósito: informar, interagir, orientar, atrair determinado público, ser referência em sua área, etc.

Depois que você entender seu objetivo, chega a hora de definir sua persona: quem é/são o público que você quer atingir? E para definir alguma persona você deve responder algumas perguntas que vai lhe dar um norte para entender melhor seu público:

  • Nome
  • Idade
  • Sexo
  • Profissão
  • Classe social
  • Comportamento online
  • Anseios
  • Dificuldade
  • Vida social
  • Lazer

Existem ate alguns modelos de formulários que você pode preencher como o site: www.criesuapersona.com.br nele você já encontra um formulário de modelo pronto para responder e depois salvar em seu computador.

Uma vez definido seu objetivo, sua persona, agora sim chegou a hora de ir para as redes sociais. Mas antes vamos entender uma coisa: o que devo saber e fazer em cada rede sociail? É importante frisar que o comportamento das pessoas em cada rede social muda e o tipo de conteúdo também. Nada de compartilhar post do Instagram no WhatsApp, onde até as hashtags vem junto, nada disso ok? Molde o conteúdo para cada rede para quando seu público ver ou principalmente o público novo, tenha uma boa experiência tanto visual quanto de conteúdo. Então vamos lá:

Facebook: rede social com maior número de seguidores ativos no mundo. Possui um público mais maduro e familiar. Tente explicar bem os grupos temáticos que lá se encontra, pode ser uma chave importante para abrir caminho para novos seguidores. Mesmo tendo um dos engajamentos mais fracos do que as outras redes sociais, o Facebook possui uma série de ferramentas que nenhuma outra rede social tem, então, tente explorá-las para promover mais conteúdos estratégicos. Produza de 1 a 3 posts por dia.

Instagram: é a queridinha dos brasileiros. Local onde possui uma grande presença online das pessoas. A característica do Instagram são para pessoas que buscam conteúdos diversificados, pois tem como canais:

  • IGTV: conteúdos no formato vertical, podendo ser vídeos de até 1h;
  • Feed: podendo receber conteúdos em imagem, vídeos (até 59s) e carrossel. Aqui no feed costumo falar que é seu portfólio, então uma boa qualidade de edição para fortalecer a identidade visual de sua marca;
  • Storie: vídeos curtos de 15s, onde o principal fator é você mostrar sua rotina, seu dia a dia;
  • Reels: vídeos de 15s e 30s, onde você pode trabalhar com conteúdo de dicas rápidas.

O Instagram tem o público mais jovem do que no Facebook, então conteúdos caretas ou institucionais demais acabam não tendo tanto envolvimento assim. Mesmo para segmentos onde o humor ou interatividade não é muito característica, mesmo assim, estes devem buscar uma forma mais “leve” e com uma linguagem que seu público entenda, isso é fundamental.

Recomendado: 1 IGTV por semana, de 1 a 3 posts no feed por dia/ 1 reels por dia, 3 a 9 stories por dia.

Youtube: segunda maior fonte de pesquisa do mundo, perdendo apenas para o Google. Maior fonte de pesquisa do mundo em vídeos. O Youtube é poderoso para viralizar seus vídeos e conseguir uma boa presença digital. Se no Instagram você deve produzir conteúdos em vídeo mais curtos, aqui é o local de aumentar este tempo com vídeos mais longos. Porém atente que uma produção de vídeo tem suas técnicas e algumas dicas são fundamentais:

  • Os primeiros 5s do vídeo são fundamentais para prender sua audiência para continuar assistindo, a retenção é fundamental;
  • Construa uma capa bonita para ficar no seu canal do Youtube;
  • Insira palavras-chave para facilitar a localização de seu vídeo por sua temática trabalhada;
  • Durante o vídeo, faça chamadas para outros vídeos seu, contendo uma explicação mais aprofundada de um termo ou uma explicação sobre algo que você trouxe no vídeo atual, isso fara com que sua audiência percorra mais vídeos de seu canal.
  • Treine sua fala antes, seu roteiro, nada de entrar numa gravação sem ter o norte de sua comunicação;
  • Ao encerrar o vídeo peça opiniões, incentive a interação de quem viu nos comentários.

Produza de 1 a 2 vídeos por semana pelo menos.

Linkedin: o Linkedin é imporante para fazer conexões profissionais, publicar artigos também. Se posicionar com todos seus diferenciais é fundamental. Tente explorar conteúdos mais sérios e formais, com publicações de normas, editais, notícias, dicas mais consistentes. Lembre-se que nesta rede social é o local de você se posicionar mais formalmente e criar conexões profissionais e parcerias para expandir sua marca. Produza pelo menos 1 a 2 artigos por semana.

Tiktok: sim, TikTok. A rede social com mais download nos últimos meses. Lá está cheio de advogados, médicos, professores, contadores…. profissões que de certa forma, alguns não esperavam, por ser uma rede social muito jove. Predomina a geração dos Z, dos jovens que nasceram na década de 90. São muito imediatistas e querem consumir conteúdos rápidos, virais e engraçados. Por isso adoram tanto o Tiktok. Então os conteúdos no Tiktok devem acompanhar:

  • Vídeos rápidos( vídeos de até 60s, porém os que mais viralizam são os vídeos de até 15s;
  • Defina seu nicho, pois um perfil solto, que fala de tudo e qualquer coisa não tem a definição clara por parte dos seguidores;
  • Não venda, viralize e atraia atenção do público para um canal mais específico como o Telegram, muita gente anda fazendo isso lá;
  • Retenção é o mais importante. Técnicas de produção de vídeos rápidos devem ser fundamentais no TikTok;
  • Use os desafios e o que está mais em alta para entrar no ritmo do pessoal, porém você deve sempre adaptar isso ao seu nicho;
  • Produza de 1 a 3 vídeos por dia.

Então usando Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Tiktok, unificando em conjunto com o WhatsApp ou Telegram, você consegue não só atingir seu público, mas como ganhar autoridade e reter sua audiência.

Não esqueça também de estar presente no Google Meu Negócio. Lembre-se: no mecanismo de busca do Google em primeiro os anúncios para depois aparecer o Google Meu Negócio, então cria sua conta lá também.

Usando as redes sociais de forma correta, com conteúdos de alta qualidade, baseado em sua audiência vai fazer com que você atrair novos seguidores e aumente sua credibilidade online. Porém como falei: temos que saber usar a comunicação certa em cada rede social, então revise as dicas que passei anteriormente para cada momento em cada rede social.

Além de todas estas dicas segue a baixo outras complementares para você conseguir atrair mais o seu público:

  • Faça lives com parceiros e profissionais de seu nicho: atualmente toda rede social já suporta lives: Faebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Twitter, TikTok;
  • Realize eventos online e grátis com objetivo de atrair mais pessoas novas para sua base;
  • Faça anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais para atrair um público mais nichado e novos;
  • Faça enquetes, interaja com seu público.

Agora, além de saber quem é seu público, entender todos os objetivos de cada rede social, você tem que saber também onde encontrar notícias, dicas e informações sobre seu segmento. Vou deixar a baixo algumas fontes super importantes para você pesquisar tendência de seus conteúdos:

www.trends.google.com.br

www.google.com.br/alerts

www.answerthepublic.com/

www.lsigraph.com

www.pt.quora.com

            Agora com todas estas dicas chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a produzir seus conteúdos para encontrar, atrair e reter seu público nas redes sociais. Não esqueça de manter sempre em alta dois pilares: consistência e relevância. A consistência, significa manter uma frequência de conteúdos diários, então, faça um bom planejamento para saber o que postar e onde postar. E relevância é extremamente importante também, pois não adianta você manter uma frequência com conteúdos irrelevantes, então a dica é: estude o que sua audiência busca nas ferramentas mencionadas, ou até em conversas com colegas de trabalho, respostas e dúvidas que surgem no dia a dia, e assim você terá informações suficientes sobre o que postar e assim conseguirá ter mais sucesso em sua presença online nas redes sociais.

AUTOR: VALTER RITO.

ACESSE AS REDES SOCIAIS E CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESSE AUTOR:www.linkedin.com/in/valter-rito-308a1622/?originalSubdomain=br

Receba os melhores conteúdos sobre marketing e emprededorismo no seu e-mail

Casdastre-se e não perca nenhuma novidade!

Assinatura efetuada.